História da nossa Paróquia

História da nossa Paróquia

A origem da Paróquia de Santo Antonio remete à construção da Capela de Santo Antonio dos Cordeiros, que começou a ser edificada em 9 de março de 1886. Durante muito tempo vinculada à Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Limeira, somente em 7 de março de 1901 foi criada a Paróquia de Santo Antonio dos Cordeiros, que compreenderia o território situado entre a fazenda Ibicaba, o distrito de Cordeiros e o Bairro do Cascalho até os limites dos Municípios de Rio Claro e Araras.
Em outubro de 1906 começam as obras da nova igreja, encerradas três anos depois. A partir de 14 de janeiro de 1914, o território correspondente ao Bairro do Cascalho passa a configurar uma nova paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, que passou a abranger, a partir daquele momento, as Fazendas do Bosque, das Perobas, Santa Tereza, Fazenda Velha, Remanso e Santa Maria, independente da Paróquia de Santo Antonio.
Em 1921, as divisas da paróquia são definidas, para constar que ela começaria em um ponto da estrada para Cascalho, indo até à Fazenda Santa Maria; daí seguiria até as Fazendas Remanso, Palmeirinha e Santana; abrangia também as fazendas de Julio Damm e José Hubner; seguia até à Fazenda Belo Horizonte, passando pelas fazendas Boa Vista, Goiapá, do Barreiro, Fazenda do Monteiro e das Perobas.
A Igreja Matriz de Santo Antonio sofre uma grande reforma, que dura dez anos, entre 1961 e 1971. No final da década de 1970, a antiga Sede Social Católica, que tinha sido criada em 1933 e reformada na década de 1950, é transformada em Centro Pastoral Paroquial.
Nos últimos anos, a Igreja Matriz está passando por uma revitalização, com o objetivo de unir e atender melhoro os seus fiéis, com a restauração de sua fachada, às novas obras que permitirão acolher com mais conforto a todos que a visitarem.
Fonte: Historiador Paulo Tamiazo
LITURGIA DIÁRIA / DIÁRIO DAS HOMILIAS DO PAPA FRANCISCO / MENSAGEM DO PADRE / RESUMO DO DÍZIMO

Igreja Matriz de Cordeirópolis

Praça Comendador Jamil Abraão Saad, 159 - Cordeirópolis-SP - Telefone: (19) 3546-1274
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais